Para a Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva, presidente da Comissão de Perícias da OAB SP, a entidade se moderniza e oferece cada vez mais capacitação na área

Em entrevista exclusiva à Newsletter APEJESP, a Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva, presidente reeleita da Comissão de Perícias da OAB SP, compartilhou suas visões e metas para o novo mandato. A advogada, que escolheu a profissão por "representar a junção pessoal e social que o direito envolve, pois está ligada a valores, habilidades e aspirações com alto senso de justiça, empatia e integridade, características que almejo sempre encontrar em pessoas e na sociedade", destaca o papel fundamental das Comissões temáticas da OAB SP.
Newsletter APEJESP: Qual o objetivo da criação da Comissão de Perícias da OAB SP?
Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva: As Comissões temáticas da OAB SP representam um braço forte de advogados voluntários, dedicados a aprofundar temas jurídicos, e possuem um papel fundamental na promoção e difusão do conhecimento, muito bem gerenciado pela nossa instituição, com ampla capacidade de devolver conhecimento atualizado para toda a advocacia.
Outro ponto relevante que mostra o caráter democrático da OAB SP é que permite a participação de outros profissionais, ou seja, aqueles que não são advogados, a participarem desse valioso universo, desde que tenham pertinência com o tema da Comissão. Nesse viés, aprofundamos cada vez mais nossos conhecimentos, por meio do valioso diálogo democrático dentro da nossa Instituição.
Newsletter APEJESP: Quais são suas principais metas e objetivos para a Comissão de Perícias da OAB SP durante seu terceiro mandato?
Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva: Tive o privilégio e a grande responsabilidade de assumir em 2025, o terceiro mandato, com duração de três anos cada. A cada gestão, sentimos que a OAB SP se moderniza, oferece cada vez mais capacitação para a advocacia de forma gratuita e integrativa, e é nossa função, nossa meta nessa gestão, proporcionar à maior Seccional do país, com quase 394.000 advogados inscritos no estado, todo o conteúdo de pesquisas e qualidade para uma melhor atuação nos processos que envolvem prova pericial.
Newsletter APEJESP: Quais desafios você vislumbra como presidente da Comissão de Perícias da OAB SP?
Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva: Um dos grandes desafios é uniformizar, eleger e propor soluções para as vulnerabilidades da prova pericial existentes entre os atores processuais: advocacia, perito e judiciário, para que, juntos, seja possível atribuir confiabilidade e a aplicação da ciência à prova pericial em um processo, por parte de todos.
News APEJESP: Quais são suas expectativas para a parceria entre a Apejesp e a Comissão de Perícias da OAB SP?
Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva: A APEJESP é uma entidade muito respeitada na atividade pericial, por possuir bases sólidas e legais de capacitação continuada e, nesse sentido, tem muito a agregar na construção de modelos de formação da área pericial, inclusive para áreas onde algumas profissões não têm representações de classe, mas representam, em larga escala, peritos atuantes no judiciário.
Além disso, o diálogo e a aproximação da APEJESP com a OAB SP representam um grande passo para que a advocacia possa ter uma fonte de consulta de profissionais parceiros, quando necessário a contratação de um Assistente Técnico na área contábil e das entidades congraçadas, como administração, economia e arbitragem.
Newsletter APEJESP: Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, a cada ano, cresce o número de mulheres na Advocacia e na perícia e mais que isso: de mulheres que ocupam cargos de liderança. A sua recondução à presidência é prova disso. Como você vê essa realidade? Quais são suas metas para a valorização profissional?
Dra. Mônica Christye Rodrigues da Silva: Sinto-me muito lisonjeada com essa questão, pois a OAB SP representa uma entidade que nos enche de orgulho. Tivemos, na gestão anterior, a primeira Presidente na nossa Seccional e os números não param de crescer, pela diretriz de valorização e apoio que a OAB SP nos proporciona para crescermos como profissionais.
Os cargos de alta liderança na OAB estão cada vez mais ocupados por mulheres e profissionais incríveis, com o apoio e atuação conjunta que vêm da nossa alta liderança, seja a nacional, com Dr. Beto Simonetti, seja pela nossa Seccional, com Dr. Leonardo Sica e nossa Vice-presidente, Daniela Magalhães.
"As mulheres na Perícia Judicial", da Editora Leader, é uma obra da qual tive a honra de contar minha história e de ler tantas outras histórias incríveis de peritas, que nos mostram o crescimento do número de mulheres nessa área, que anteriormente era predominantemente ocupada por homens.
Vale ressaltar que considero inspirador que a APEJESP também elegeu sua primeira Presidente, Suely Gualano Bossa Serrati, como uma líder por competência.
Acredito que a OAB SP oportuniza, sim, a valorização da mulher em todas as esferas da entidade, na condução das Comissões e em toda a sua estrutura. Porém, isso não acontece sem esforço; a competência é um papel fundamental, acompanhada de muita dedicação e garra.
Sinto orgulho de fazer parte da OAB SP e me orgulho dos meus líderes, que estão atentos e agem firmemente na promoção da mulher na advocacia, por meio de ações que visam combater a discriminação e a violência de gênero, além de uma forte capacitação.
< VOLTAR