Home
Edições Anteriores
Site APEJESP
Contato
 
 
Presidente da APEJESP fala em nome das entidades congraçadas da contabilidade em posse do Sindcont-SP No dia 3 de fevereiro de 2023, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) abriu as suas portas para receber lideranças contábeis, profissionais e empresários da Contabilidade, representantes dos órgãos públicos e parlamentares para testemunharem, em momento solene, a posse festiva da nova Diretoria do Sindicato que assume o comando da Entidade no próximo triênio 2023-2025, tendo como presidente o contador Claudinei Tonon.

"Com bastante orgulho e profundo sentimento de responsabilidade", Claudinei Tonon, o 44º presidente do Sindcont-SP abriu o evento agradecendo as presenças e destacando, mais adiante, em seu pronunciamento oficial: "Estou confiante de que a gestão, que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, sem nunca, contudo, esmorecer em relação às justas reivindicações de nossos colegas. Foco sempre na valorização e formação do profissional da Contabilidade", disse.

Em ato contínuo, o presidente da gestão anterior 2020-2022, Geraldo Carlos Lima, fez uso da Tribuna Luiz Fernando Mussolini para se despedir e agradecer a todos pela colaboração em sua Presidência, a qual enfrentou a maior pandemia dos tempos modernos, a Covid-19, o que de certa forma impediu algumas realizações planejadas para o período.

Contudo, lembrou que há exatos três anos, ao assumir, juntamente com sua Diretoria, criou o termo "Casa do Saber Contábil" – como um nome fantasia para a Entidade, que, segundo ele: "É uma Casa que respira disseminação do conhecimento troca de experiência, novas ideias, informações e busca constante da educação continuada, o que está enraizado na história dos seus 103 anos, completados em julho passado".

"Foram momentos difíceis, porque tivemos de nos adaptar rapidamente à nova ordem com o isolamento social; precisamos enxugar a equipe, o que nos doeu muito. Mas superamos todos os obstáculos e dificuldades, com a colaboração de todos, e aqui estamos entregando o comando do Sindicato ao amigo Claudinei Tonon, que tenho certeza fará uma excelente gestão". Após vários agradecimentos, Lima se despediu desejando pleno sucesso à nova Diretoria.

Em reconhecimento à "extraordinária contribuição à Instituição", o presidente Claudinei Tonon outorgou ao presidente cessante, Geraldo Carlos Lima, um diploma, "certificação do incontestável mérito de seus antecessores na administração do Sindicato".

Nova Diretoria – 2023-2025

Após este ato, a nova Diretoria eleita para o triênio 2023-2025, constituída pelos seguintes nomes, tomou posse:

Diretoria Efetiva:

Claudinei Tonon, presidente; José Roberto Soares dos Anjos, vice-presidente; Milton Medeiros de Souza, diretor Financeiro; Luis Gustavo de Souza e Oliveira, vice-diretor Financeiro; Nobuya Yomura, diretor Administrativo; Josimar Santos Alves, vice-diretor Administrativo; Marina Kazue Tanoue Suzuki, diretora de Educação Continuada; Ana Maria Costa, vice-diretora de Educação Continuada; Carolina Tancredi de Carvalho, diretora Social e Cultural. Diretoria Suplente

Denis de Mendonça, Edna Magda Ferreira Goes, Elcio Valente, Fernando Correia da Silva, Francisco Montoia Rocha, João Bacci, José Leonardo de Lacerda, Marcelo Muzy do Espirito Santo, Ricardo Watanabe Ruiz.

Conselho Fiscal Efetivo

Edmundo José dos Santos, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Marta Cristina Pelucio Grecco

Conselho Fiscal Suplente, Deise Pinheiros, Lucio Francisco da Silva, Marly Momesso Oliveira

Pronunciamentos

Na sequência, o presidente da APEJESP, José Vanderlei Masson dos Santos, se pronunciou em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, com as seguintes palavras: "Todos nós dedicamos grande parte das nossas vidas à luta pela profissão contábil, seja na Perícia, na Auditoria, no Magistério ou em outras atividades da Contabilidade, cada vez mais desenvolvida e em linha com as transformações mundiais".

Masson foi sucedido por Jair Gomes de Araújo, gestão 2014-2016, que se pronunciou em nome dos presidentes de gestões anteriores o qual destacou: "Conseguimos honrar as metas estabelecidas em cada gestão e percebemos hoje o quanto o Sindcont-SP evoluiu, preservando a sua essência, que é levar educação continuada, ensinar e ofertar qualidade aos profissionais da Contabilidade, como também trilhar na busca pelo aprimoramento, crescimento e valorização da categoria. Que esta seja uma gestão marcante e de muitas conquistas e oportunidades para os associados e profissionais da contabilidade representados em nossa base territorial".

Sempre parceira da classe contábil, pela primeira vez a vereadora Edir Sales, subiu à tribuna do Sindcont-SP como detentora do Título Contabilista Honoris Causa de 2022. No ato ela anunciou a tradicional comemoração do Dia do Contabilista, 25 de abril, na Câmara Municipal, que este ano está programada para o dia 13 de abril; e também o Projeto de Lei que inclui no calendário municipal de São Paulo, a Caminhada e Corrida dos Contabilistas. Na ocasião comunicou também que foi eleita para presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte: "Tenho certeza de que vocês irão me ajudar nesta comissão que é uma das mais importantes da Câmara Municipal". No ato ela entregou também um Voto de Júbilo e Congratulações ao Sindicato pela posse da 34ª diretoria eleita.

Mesa Solene e Participações:

Compuseram a mesa solene dos trabalhos: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo Gestão 2023-2025; Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Gestão 2020-2022; José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – APEJESP; Edir Sales, vereadora do município de São Paulo; José Heleno Mariano, vice-presidente de Administração da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, representando Telma Tiberio Gouveia; Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo -Gestão 2014-2016; José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.

Ainda prestigiaram o ato de posse o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; o presidente do Ibracon, 5ª Secção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo; o presidente da BDO, Raul Corrêa; o professor Edgar Cornacchione, controlador geral da Universidade de São Paulo – USP; o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Marcio Massao Shimomoto, que representou Alfredo Cotait Neto; vários presidentes de gestões anteriores e Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade – APC.

Encerramento

Após contar parte de sua história pessoal, o presidente Claudinei Tonon encerrou a cerimônia com as seguintes palavras: "O compromisso que assumo hoje é o de garantir que o sindicato desempenhe seu papel: dar voz aos pleitos dos nossos associados e afiliados. Minha função precípua é fazer cumprir o Estatuto do sindicato, as deliberações da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo, portanto, cabe a cada um de vocês a colaboração em conduzir o destino do nosso querido e centenário Sindcont-SP".

Fonte: Sindcont-SP


< VOLTAR
 
APEJESP - Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização assinadapelos diretores da publicação. Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores. Jornalista Responsável: Suzamara Bastos. Criação: Acessa Brasil