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APEJESP realiza primeira reunião presencial pós-pandemia em nova sede Pauta trouxe como destaque a área de educação continuada, aprovação de contas do ano de 2022 e definição de nova mensalidade para 2023

No dia 22 de março, a diretoria da APEJESP realizou sua primeira reunião presencial após o período de pandemia. O encontro aconteceu na nova sede da associação, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

O presidente José Vanderlei Masson dos Santos abriu a sessão parabenizando dois integrantes da diretoria, Paschoal Rizzi Naddeo e Suely Gualano Bossa Serrati, eleitos, respectivamente, presidente da diretoria e presidente da área de educação continuada da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam).

"Ficamos felizes com o resultado, pois é imprescindível que se mantenha a Febrapam viva. Preferimos assumir cargos mais estratégicos do que ter muitos cargos", comentou Masson.

Duas pautas tiveram mais destaque no encontro: agenda de cursos 2023 e aprovação de contas 2022, com deliberação de novo valor de mensalidade para os associados em 2023.

Como responsável pela área de formação também na APEJESP, Suely Gualano Bossa Serrati, destacou a necessidade de divulgação do curso com João Aprobato Neto, com foco em perícia no segmento de Seguros. "Sabemos que há muita dificuldade para essa área, é preciso sempre pesquisar muitas bibliografias. A ideia de trazer o João é porque ele é um grande especialista no assunto", explicou Suely. Agendado para ocorrer de 10 a 18 de abril, das 19h às 22h, de forma online, a capacitação terá um total de 22 horas.

A APEJESP tem se articulado para ampliar parcerias com o intuito de reforçar a área de cursos, que são uma fonte de renda para a associação, e compartilhar conhecimento com o maior número de pessoas. Parceiros recorrentes nessa jornada são o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) e Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), com quem a entidade tem dialogado para criar novos conteúdos.

Algumas questões levantadas a respeito da educação continuada referem-se ao cronograma das aulas, que é necessário haver mais opções de dias e horários. Levantou-se a possibilidade de realizar uma enquete/pesquisa com ex-alunos e possíveis interessados em novos cursos sobre temas de interesse e agenda. Também foi mencionada a necessidade de avaliar o aproveitamento das capacitações, entender se os profissionais estão utilizando o aprendizado em seu dia a dia de trabalho.

Aprovação das contas em exercício

Outro tema em debate na reunião de março foi sobre a aprovação de contas de 2022 e definição de novo valor da mensalidade. A diretoria apresentou os números de arrecadação e despesas do ano passado (documento que será compartilhado com todos os associados). O faturamento total ficou na casa dos R$ 857 mil, já as despesas fixas ficaram na faixo dos R$ 390 mil, sem contar com os R$ 500 mil investidos na aquisição e reforma da nova sede – que foi comparada com recursos adquiridos por meio de cursos realizados ao longo dos anos.

Diante disso, foi colocado que as despesas aumentaram por conta da mudança para a nova sede e da manutenção da sede antiga (também chamada de filial). Em relação a essa questão, a ideia é divulgar a filial como espaço a ser locado como coworking para associados e não associados. Ainda existe a possibilidade de pedir autorização para locação de terceiros e, por fim, se a movimentação de gerar renda com o imóvel não atingir as expectativas, será colocada em votação a venda deste imóvel.

A votação das contas do exercício 2022 foi aprovada pelos presentes na sessão, assim como o valor da anuidade da APEJESP para 2023, saindo dos atuais R$ 900,00/ano (divididos em 12 parcelas de 75,00) para R$ 960,00/ano (com a possibilidade de pagamento em até 12 vezes de 80,00). Para os associados que desejam pagar à vista, o valor cai para R$ 850,00.

Parcerias

A APEJESP recebeu convite da nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) para realização de palestra mensal sobre perícia, iniciando a primeira já no mês de março.

A associação também recebeu convite do CRC para indicar nomes de peritos para recebimento de medalhas da entidade, em homenagem ao dia do contador, em 25 de abril. O prazo para indicações dos profissionais da APEJESP é até 30 de março.

E, por fim, a APEJESP também foi convidada para firmar cooperação técnica científica e cultural com a Associação dos Peritos, Avaliadores, Mediadores, Conciliadores, Árbitros, Intérpretes e Interventores do Paraná (APEPAR).

Participaram da reunião o presidente da entidade, José Vanderlei Masson dos Santos, e também os seguintes membros da diretoria: Suely Gualano Bossa Serrati, Carlos Augusto Santana Mangini, José Marcos de Campos, Rene Roberto Zamudio Parisi, Paschoal Rizzi Naddeo, Joaquim Martins Pereira e Manoel dos Santos Leitão, além de José Avante, secretário da entidade.


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