Digitalização de processos judiciais do TJSP está perto do fim
De acordo com reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo, o avanço da digitalização de processos no Judiciário paulista está a todo vapor. Segundo dados divulgados na matéria, após a contratação de uma empresa especializada no serviço, foram digitalizadas cerca de 200 milhões de imagens entre agosto de 2021 e outubro de 2022, o que equivale a 567 mil processos.
A matéria ressalta o esforço do TJSP para diminuir o acervo físico, o que traz mais celeridade à tramitação e menor ocupação de espaço. O texto menciona, ainda, parcerias do Tribunal com o Ministério Público e procuradorias para a acelerar a digitalização, além da expectativa de outro edital para municípios do interior.
Atualmente, há 6,4 milhões de processos físicos em andamento, o que representa 29% do acervo do Judiciário paulista. O juiz assessor do Gabinete Civil Executivo da Presidência Ricardo Dal Pizzol destacou a rapidez com que a iniciativa está avançando.
"A digitalização estava muito incipiente e estamos finalizando o ano com a Capital inteira digitalizada, boa parte da Grande São Paulo e várias outras comarcas do interior. Com mais uns dois anos, a partir de maio desse ano, terminaremos o estado inteiro", afirmou o magistrado.
A matéria também ouviu a secretária da Primeira Instância do TJSP, Vanessa Martiniano, que explicou como se dá o processo, da comunicação da digitalização até o arquivamento e eliminação.
Fonte: Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MK (arte)
< VOLTAR