Home
Edições Anteriores
Site APEJESP
Contato
 
 
Com muita emoção, APEJESP comemora 65 anos de fundação com solenidade on-line 65 anos, no dia 30 de agosto, a APEJESP comemorou mais de meio século de história, de realizações em prol da categoria de perícias. A Associação é a principal entidade representativa da classe no estado e tem o compromisso de fortalecer a atividade de perícias e suas relações com a sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais que atuam na área. Para celebrar este importante acontecimento realizou uma cerimônia virtual no canal da APEJESP no YouTube. A abertura da solenidade foi feita pelo presidente da APEJESP, José Vanderlei Masson dos Santos, que deu as boas-vindas a todos.

A história de fundação da APEJESP se funde à história da perícia no estado de São Paulo. A entidade surgiu da necessidade que os profissionais atuantes como peritos na capital paulista tinham de obter melhorias no desenvolvimento de seu trabalho. Isso, em uma época em que pouco se sabia sobre as atividades do perito junto ao Judiciário. Foi pelas dúvidas de alguns profissionais que tudo começou.

Os encontros para formar a APEJESP começaram em 1956, mais de um ano antes de a Associação ter sido criada efetivamente. A primeira reunião formal de que se tem registro aconteceu às 21 horas do dia 13 de junho de 1956 na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o Sindcont-SP, com a finalidade de discutir as nuances da atividade de perito que ainda geravam inúmeros questionamentos por parte de todos aqueles que estavam começando a dar os primeiros passos na atividade.

“Olhar para os trâmites judiciais que dizem respeito aos peritos hoje pode parecer simples, mas naquele período muita coisa precisou ser discutida para que houvesse este direcionamento que conhecemos hoje. Hoje, tantos anos depois, o objetivo da Associação é representar seus associados em todas as esferas do governo – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade, para o aperfeiçoamento do sistema normativo relativo à perícia e a melhoria contínua dos serviços prestados pelos peritos”, disse Suely Gualano Bossa Serrati integrante do Conselho Deliberativo da APEJESP e conselheira do CRCSP, ao fazer a abertura do evento.

Atualmente, a APEJESP congrega peritos das áreas de humanas, exatas e biológicas. São profissionais que encontraram na perícia a sua atividade profissional. Entre os princípios da entidade estão: promover valores éticos, morais e legais e valorizar as pessoas; defender o diálogo e o respeito; e atuar com transparência, além de valorizar a diversidade e a inclusão social.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, representou as entidades contábeis do Estado de São Paulo no evento e falou sobre o relevante papel desempenhado pela APEJESP e sobre a importância da atuação conjunta das entidades em benefício dos profissionais que representam.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, parabenizou a APEJESP, sua diretoria e funcionários, e os peritos do Estado de São Paulo pela data histórica celebrada na solenidade. “Nossa aniversariante merece ser festejada com muita reverência, pois é composta por este importante especialista, o perito, que é, na verdade, o olhar técnico do juiz. A Apejesp tem contribuído para divulgar esta importante e diversificada área profissional que, sem dúvida, presta serviços essenciais ao bom ordenamento da Justiça”, declarou.

Edir Sales, vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, fez a leitura do voto de jubilo de congratulações em comemoração aos 65 anos da APEJESP. “Desde o início, a entidade tem o compromisso de fortalecer a atividade de perícias e desenvolver os profissionais que atuam na área”, disse.

Ao fazer o uso da palavra, Pedro Afonso, presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), pontuou que completar 65 anos não é para qualquer entidade e é sempre importante reforçar o trabalho que os peritos judiciais ou assistentes técnicos prestam à sociedade na resolução de conflitos.

O vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Jarbas Tadeu Barsanti Ribeiro, prestou homenagem a entidade e aos profissionais de perícia do estado de São Paulo por todos os anos de trabalho de contribuição com a classe de perícia e desejou que a entidade continue sempre crescendo.

Falando em nome de todos os presidentes que estiveram à frente da APEJESP, o secretário do Conselho Deliberativo da APEJESP e presidente da entidade nas gestões 2001-2003 e 2007-2009, Sebastião Edison Cinelli, relembrou a história e contribuição dos peritos que presidiram a entidade. “A APEJESP cresceu e se tornou multidisciplinar. Ela representa aqueles que contribuem diretamente com o judiciário na resolução de conflitos dando uma importante contribuição à sociedade”, pontuou.

O presidente do Conselho Deliberativo da APEJESP, Paschoal Rizzi Naddeo, falou que a entidade é uma das maiores e mais respeitadas do estado de São Paulo e conhecida nacionalmente. “Mantendo-se sempre fiel aos seus princípios, a APEJESP busca a valorização do profissional da perícia há 65 anos”, expos.

O associado da APEJESP, Aderbal Nicolas Müller, homenageou a diretoria da Associação pelas realizações em benefício dos peritos paulistas. Ele destacou o exímio trabalho de todos os presidentes e demais colaboradores que tanto fizeram em prol da entidade e da classe de perícia.

Com tema “A interação entre as áreas de perícias e um avanço esperado nas audiências a respeito de prova”, o integrante do Conselho Deliberativo da APEJESP, Sílvio Simonaggio, realizou a palestra magma. “A função do perito judicial é extremamente relevante para se administre a justiça. A oportunidade daqui para frente para os profissionais de perícias em termos de trabalho e remuneração reside em entender que a perícia existe por si só. Ela é o domínio científico em determinada área que faz uma investigação sobre um fato determinado para instruir leigos e técnicos. Essa é a lógica da perícia”, explicou.

Para ele, em termos de futuro, haverá a junção de áreas determinadas da perícia na resolução de um conflito. Isso quer dizer que a perícia que tem essa relevância dentro do processo, poderá no futuro ser realizada em conjunto por algumas áreas em determinado processo.       

Ao final da solenidade, o presidente da APEJESP, José Vanderlei Masson dos Santos, agradeceu a presença de todos e a cada um que contribuiu para a construção e fortalecimento da Associação ao longo dos anos.

“Para o crescimento da atividade pericial, foi imprescindível o apoio das entidades contábeis nos últimos anos. É uma honra presidir a APEJESP, que alcançou grandes realizações nestes 65 anos e fará muito mais pelos peritos nos próximos anos”, agradeceu Masson.

Confira toda a solenidade:




< VOLTAR
 
APEJESP - Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução de textos e fotos publicadas, mesmo citando a fonte, sem expressa autorização assinadapelos diretores da publicação. Os artigos e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva dos seus autores. Jornalista Responsável: Suzamara Bastos. Criação: Acessa Brasil