APEJESP participa de solenidade de inclusão da fotografia de José Donizete Valentina na galeria de presidentes do CRCSP

Em plenária institucional, realizada em 10 de junho de 2022, o CRCSP fez o descerramento da fotografia do presidente José Donizete Valentina, gestão 2020-2021.
Atualmente, Donizete é vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Sua fotografia está gravada em uma placa de metal que passa a fazer parte do acervo da Galeria de Presidentes do CRCSP.
A solenidade, conduzida pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, contou com homenagens e momentos de muita emoção. Estavam presentes os vice-presidentes do CRCSP, Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro). O vice-presidente de Administração e Finanças, João Carlos Castilho Garcia, não pode estar presente.
A plenária institucional foi aberta com palavras de motivação e esperança ditas pelo conselheiro William Peterson de Andrade, desejando saúde, paz e alegrais a todos os presentes.

A homenagem contou com a presença de conselheiros, ex-presidentes do CRCSP, presidentes das Entidades Contábeis de São Paulo, do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior (gestão 2019-2021), do ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi e do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que representou o presidente Aécio Prado Dantas Júnior.
Estavam presentes também os presidentes do CRCSP Célia Regina de Castro (gestão 1994), Irineu De Mula (gestão 1998-1999), Pedro Ernesto Fabri (gestão 2002-2003), Sergio Prado de Mello (2008-2009), Domingos Orestes Chiomento (gestão 2010-2011), presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi (gestão 2014-2015).

O vice-presidente Monello iniciou a homenagem lembrando o momento especial da gestão do presidente Donizete. "Apesar da pandemia, o CRCSP conseguiu um aumento de 1440%, ou mais de milhão, de visualizações no YouTube da entidade. Isso, graças ao trabalho desenvolvido na gestão do presidente Donizete", disse Monello.
A vice-presidente Flávia agradeceu ao Donizete pelas mudanças significativas implantadas no Conselho em sua gestão. "Conquistamos uma notável evolução tecnológica e de conteúdo", afirmou Flávia.
A vice-presidente Daisy disse que na gestão do presidente Donizete que foi criada a Comissão da Diversidade e Inclusão, qual ela era a coordenadora. "Graças a isso, temas sociais que precisam estar na nossa casa, no trabalho e na nossa entidade de classe começaram a ser discutidos", disse Daisy.

O presidente Maion também lembrou que, na gestão anterior a sua, era o vice-presidente de Administração e Finanças e que, por causa da pandemia da Covid-19, a gestão teve que trabalhar com três cenários estratégicos: um pessimista, um otimista e um realista, que iam sendo adaptados conforme evoluía a situação pandêmica. "Graças à liberdade de ação que o Donizete nos deu, pudemos fazer o que tinha que ser feito naquela situação e deu tudo certo", afirmou o presidente Maion.
Em nome dos diretores e funcionários do CRCSP, o diretor Executivo Claudio Rafael Bifi agradeceu ao presidente Donizete pela boa gestão e pelo ambiente cordial de trabalho.
Homenagens
Em nome dos ex-presidentes do CRCSP, a presidente Célia disse sobre a emoção de ter inaugurada a placa de presidente na galeria que homenageia os gestores da entidade. "Hoje, Donizete", disse Célia, "a sua marca, o seu legado será lembrado para sempre".
O presidente Chiomento se dirigiu ao homenageado dizendo que, como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Donizete já faz a diferença, "ao capitanear, junto com o CFC, os 27 CRCs e as 23 Academias de Contabilidade do Brasil, o estudo para aperfeiçoar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis".
O presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, elogiou Donizete pela sua capacidade de união "forte e representativa, quando todos estávamos paralisados pela pandemia".
"Amigo, companheiro leal e solidário", foi como o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, se referiu ao presidente do CRCSP na gestão 2020-2021. "O Donizete soube fazer a união das Entidades Contábeis e se superou", disse Dagoberto.
O presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, representou o presidente do Ibracon Nacional, Valdir Renato Coscodai. "Sua gestão será sempre lembrada", disse Fabbri, "porque teve enorme êxito, apesar da pandemia".
O presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, disse que Donizete tem a rara qualidade de ser agregador e que, graças ao seu trabalho com toda a equipe do CRCSP, conseguiu feitos maravilhosos. "Ao nos representar no CFC", disse Baptistão, "temos certeza de que os pleitos da classe contábil estarão sempre muito bem representados".
A presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Pelúcio, disse que concorda com Donizete quando ele diz que "nós estamos presidentes das entidades e temos que enaltecê-las". Ela lembrou que a revitalização da grade curricular de Contabilidade é necessária e que, assim como fez no CRCSP, "tem certeza que Donizete vai trabalhar para que as diretrizes curriculares das Ciências Contábeis sejam atualizadas".
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima disse que também assumiu a presidência de sua entidade em 2020, "sem saber o que viria a seguir. A pandemia nos pegou de surpresa, mas, graças ao espírito de união do Donizete, as Entidades Contábeis se congraçaram para que os profissionais da contabilidade não ficassem sem assistência".
O vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra, afirmou que o presidente Donizete deixa ao CRCSP um legado de trabalho e muitos desafios vencidos. "Ele conseguiu sua meta de democratizar a educação profissional continuada a todos os profissionais, através das atividades realizadas na internet, com o apoio das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, e hoje, no CFC, tem o desafio de levar adiante a reformulação das diretrizes curriculares".
Amigos e gratidão
A placa com a fotografia de José Donizete Valentina foi descerrada por ele e pelo presidente Maion, que convidou Reynaldo Lima e os vice-presidentes do CRCSP para acompanharem o gesto.
O presidente Donizete encerrou a solenidade agradecendo a todos pelas presenças e pelas palavras. ""Eu estou feliz", disse Donizete, "porque estou em uma reunião entre amigos. Passamos pelo pior da pandemia porque estávamos unidos, em família".
Donizete disse que se sente também entre amigos no CFC e está agradecido por fazer parte da história do CRCSP. "Juntos, vencemos o desafio de passarmos pelos momentos mais letais do século e chegarmos vivos. Estou feliz e grato por tudo".
Os conselheiros Eliane Aparecida Maia e José Augusto Picão também quiseram homenagear Donizete. Agradeceram o apoio que sempre tiveram em sua gestão. "Fica na história do CRCSP a sua marca como bom gestor", afirmou Eliane. ""Quero dar os parabéns e desejar sucesso", finalizou Picão.
Fonte: Comunicação CRCSP
< VOLTAR